Da união entre Gaia e Urano nasceram primeiro seis meninos e seis meninas, os titãs e as titanides,todos de natureza divina, como seus pais.Eles também tiveram filhos.
A descencia de Urano e Gia não pararam nesses filhos . Conceberam ainda seres monstruosos como os Ciclopes, que só tinha um olho, bem redondo, no meio da testa, e os Cem-braços, monstros gigantescos e violentos. Os coitados viviam no Tártaro, uma região escondida nas profundezas da terra. Nenhum deles podia ver a luz do dia, porque seu pai os proibia de sair.
Gaia, a mãe, quis liberta-los. Ela apelou para seus primeiros filhos os Titãs , mas todos se recusaram a ajuda-lá, exceto Crono. Os dois arquitetaram juntos um plano que deveria acabar com o poder tiranico de Urano.
Certa noite, quiado pela mãe, Crono entrou no quarto dos pais. Estava muito escura lá, mas o luar lhe permitiu ver seu pai, que roncava tranquilo. Com um golpe de foice, cortou-lhes os testículos. Urano,multilado,berrou de raiva, enquento Gaia dava gritos de alegrias. Esse atentado punha ao fim a uma autoridade que ela estava cansada de suportar, e a inútil descencia deles parava aí- ou quase... Algumas gotas de sangue da ferida de Urano caíram na terra e a fecundaram, dando origem a demônios, as Erínias, a outros monstros, os gigantes, e as ninfas, as melíades..
Crono
Vencedor de seu pai Urano, Crono se tornou o senhor todo-poderoso do universo. Em vez de beneficiar seus parentes, libertando os irmãos, prefiriu reinar só e os deixou encerrados nas profudezas da terra. Sua mãe,furiosa, predisse seu fim: "Você tembé, filho meu, será deposto do trono por um dos seus filhos!"
Temendo a realização dessa profecia Crono fez como o pai: arranjou um jeito de eliminar os filhos que lhe dava sua esposa Réia. Cada vez mais nascia um, ele o devorava. Isso ocorreu com 5 recém nacidos.
A mãe deles, desesperada foi ver Gaia:
- Querida avó , preciso de sua ajuda. Seu filho faz desaparecer todos os filhos que concebo. Um sexto acaba de nascer. È um menino. Ajude-me salva-lo!"
"Você precisa ser mais astuciosa do que ele, minha filha", respondeu-lhe maliciosamente Gaia. Enrrole uma pedra numa coberta e entregue a Crono, no lugar do bebê. Ele nem vai desconfiar e vai engolir a pedra, como engoliu os outros!" A profecia de Gaia não daria a se realizar: o bebê que elas acabavam de salvar era Zeus. O jovem deus logo tomou do pai o poder absoluto sobre o mundo.....
O combate de Zeus e a divisão do mundo
O menino foi criado numa gruta da ilha de Creta.Réia teve a ideia de confiar sua educação aos Currutes, demônios que tinham o costume o custume de dançar batendo espadas uma contra as outras. De fato, Réia, preocupada em proteger o filho, contava com o barulho do bronze para encobrir o choro do bebê. Cercado pelas ninfas do lugar, o menino cresceu alimentado com o leite da cabra e com o mel que as abelhas do monte ida forneciam. Essa infância secreta transcorreu harmoniosamente, sem que Crono descobrice a existencia do seu sexto filho.
Já crescido, Zeus sonhava em detonar o pai, mas não conseguiria fazer isso sozinho. Teve então a ideia de lhe dar uma bebida que lhe obrigasse a vomitar os filhos que engoliu. O efeito foi fulmenate. Libertados seus irmãos, Zeus pôde se lençar com eles num duro combete contra Crono e os Titãs.
Após dez anos de luta, a guerra ainda continuava. Gaia decidiu ajudar Zeus e seu povo, revelando-lhe o conteúdo de uma velha profecia : você não poderá vencer o exercito de seu pai sem o auxílio dos Ciclopes e dos outros gigantes. Deça, pois, ás profundezas do Tértaro, onde estão encerrados. Liberte-os, e eles lhe darão o trovão, o relampago eo o raio!"
Zeus seguiu esse conselho e , com a ajuda dos Ciclopes, dos Cem-braços e dos Gigantes, consegui derrotar o pai.
Como tinha vencido a guerra graças a seus irmãos Hades e Poseidon, Zeus partilhou com eles o domínio do mundo.
O universo se dividia em tres religiões: o céu estrelado e a terra eram a primeira; o oceano, que rodeava a terra, a segunda, e , porfim, vinham as partes subterraneas. A sorte destinou cada um seu reino. Zeus recebeu a parte luminosa e terrestre. Suas armas simbolizavam as forças celestes. Coube a Hades a parte subterranea, para aonde vão os mortos: Foi reinar o inferno, sobre o povo das Sombras. Poseidon, enfim, fixou seu poder sobre todos os elementos líquidos, os mares e os rios que percorreram a terra".
Zeus Hades Poseidon
Gostei muitoo dessa matéria ficou muito interessante parabens para você Lucas...
ResponderExcluirObrigado
Excluir